O Recicle acabou, mas a nossa missão de plantarmos novas mudas neste mundo ainda não!
Sendo assim, vamos rever um pouco daquilo que foi discutido durante o evento?
Você sabe o que é missão integral?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg 2:26
Muito se tem ouvido falar sobre o termo missão integral, o que pode nos levar a pensar que isto é mais um modismo no meio cristão, no entanto, muitas igrejas praticam missão integral sem usar este termo. Segundo René Padilla, em seu livro O que é missão integral? a prática desta missão estava presente na igreja do primeiro século. Em resumo, ele cita que “missão integral é o meio designado por Deus para cumprir na história, por meio da Igreja e no poder do Espírito, seu propósito de amor e justiça revelado em Jesus Cristo.”
No entanto, a cerca de duas décadas este termo tenta ressaltar que a missão da igreja requer um discipulado integral do homem.
Em 1974 em Lausana, Suíça, ocorreu o primeiro Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial (Lausanne I) que contou com mais de 2.700 líderes evangélicos de 150 países e que gerou um texto chamado Pacto de Lausanne, que consiste em quinze artigos que tratam da autoridade das escrituras, a natureza do evangelismo, a urgência da evangelização mundial, fé e cultura, e a natureza do conflito espiritual e também, uma proposta quanto a missão integral da igreja: “o evangelho todo, para o homem todo para todos os homens”.
Tal pacto quebrou alguns paradigmas acerca da missão da igreja:
1. Não é só evangelizar, mas atender as necessidades humanas imediatas e pressionar por transformações sociais;
2. É manifestar aqui e agora com maior intensidade possível o REINO DE DEUS, que será consumado na eternidade.
Segue trecho do pacto que pode ser lido na íntegra em http://www.lausanne.org/pt/all-documents/lausanne-covenant.html
A Responsabilidade Social Cristã
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos algumas vezes considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem obras é morta.
Logo, quando pensarmos em missão integral, devemos lembrar que no Reino de Deus que nos espera, todas as nossas necessidades serão supridas. Trazer um pouco deste Reino para os nossos dias, além de proclamarmos o evangelho da Salvação, é lutar para que o homem possa viver com dignidade aqui na terra. Isto nos leva a outro nível de comprometimento, temos que sair das nossas ações pontuais assistencialistas, uma vez por semana, e pensarmos em política, economia, educação, cultura e em várias outras áreas que muitas vezes achamos que não cabem à nós (igreja). Porém, pelo contrário, só a Igreja é capaz de fazer diferença neste mundo louco no qual vivemos...
Que possamos refletir sobre isto... E que Deus nos ajude a sermos sal e luz para que façamos realmente a diferença, aqui e agora.
Senhor, que venha a nós teu reino. Mt 6:10a
No amor de Cristo,
Denise Lima
AMMAR - Apoio a Maiores e Menores Abandonados de Rua.
O QUE É MISSÃO TRANSCULTURAL? E PARA QUE SERVE? E ISSO TÁ MESMO NA BÍBLIA, TÁ?
O missionário transcultural é um jardineiro cujo patrão o mandou plantar uma árvore num lugar mais difícil, ou de difícil acesso, ou bemmmm longe, ou numa terra que nunca teve em si, uma árvore plantada.
Ele é um cristão igual a mim e a você, apenas com uma diferença, ele é chamado por Deus a plantar a semente do evangelho em outro país ou em outra cultura.
O missionário transcultural planta essa semente do evangelho geralmente no meio de povos que nunca ouviram nada sobre Jesus ou onde a Palavra de Deus e o número de cristãos são quase que inexistentes.
Como nós, da igreja local, o missionário transcultural é chamado não somente para pregar as boas novas e fazer discípulos, mas também para resgatar o ser humano de situações que, na maioria das vezes, são provenientes das mazelas deste mundo tenebroso: pobreza, doenças, desemprego, fome, injustiças, falta de instrução educacional, analfabetismo, etc.
Se a igreja prega e faz discípulo, mas fecha os olhos para estas questões sociais, ela estará falhando em sua ética.
Então, quando o missionário transcultural faz o trabalho completo neste outro país ou cultura, plantando a semente do evangelho de Jesus Cristo e regando-a com os conceitos da missão integral, essa atitude faz a gente olhar para o futuro com esperança. E esse papel é também meu e seu, dentro da igreja local, dentro de seu trabalho, família, entre amigos, na sua cidade, enfim... Onde quer que você esteja!
Mas esse lance de “transcultural” está mesmo na Bíblia?
Com certeza! O plano de Deus através dos séculos só terá seu cumprimento final mediante a proclamação do evangelho pela Igreja até os confins da Terra.
Missões transculturais, portanto, não é teoria, mas um sério compromisso bíblico do povo de Deus com a Sua obra. A ordenança bíblica da proclamação do evangelho em todo o mundo (Mt 28.19,20; Mc 16.15) sinaliza o seu caráter universal, ou seja, o direito que todos os povos têm de ouvi-lo de forma clara e consciente para crerem no Senhor Jesus Cristo, arrepender-se de seus pecados e ter a certeza da vida eterna.
E olha só o que João viu, relatado em Apocalipse:
“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;” (Apocalipse 5 : 9)
Assim, é responsabilidade minha e sua fazer com que os povos ouçam a voz de Deus e sejam salvos. O Cordeiro cumpriu a sua parte e venceu. Falta cumprirmos a nossa! Que Deus nos ajude!
E para que serve mesmo essa missão transcultural? Para dar aos povos não alcançados a oportunidade de conhecer e receber Jesus como seu único e suficiente Salvador e serem salvos, salvos da morte eterna e salvos, ainda nesta vida, das situações degradantes em vivem muitos povos.
Juliana Cortês
Ministério Amigos de missões
Missões Urbanas- Vamos Invadir Cidades e Transformar Nações!
"O Chamado de Deus a todas as Nações!!"
“...é preciso conhecer para transformar; é preciso travar para ganhar; é preciso uma batalha diária para libertar todo nosso povo das amarras desta cultura de massa que atravessa séculos pois seremos nós que romperemos com esta Industria através da contracultura ou cultura de paz! Não permitiremos uma cultura que coloca o povo contra o próprio povo, que dissemina individualismo e descompromisso social dentre todos... Pois a Cultura de Deus, a Cultura de Paz, deseja romper com este mal através dos nossos atos propagados, através das nossas propostas multiplicadas e apresentadas nos diversos espaços de toda sociedade/humanidade. Este é o plano para este século, multiplique, mobilize-se, forme pessoas e propague esta idéia! Maior do que todos os exércitos é o poder de uma idéia cujo tempo chegou! (Rm 12:2). A idéia é implantar uma Nova Cultura, e cultura traz um conjunto de normas e valores de um povo. Quais as normas e valores que tem regido a sua vida? As de Deus aos do século? Pare... Quem tem reinado em sua vida? Quais valores e normas prevalecem em seu cotidiano, quando estais só? O que há de Deus em teu interior que exala em teu ser e ecoa sobre a humanidade? O que pensamos que estamos por fazer, a fingir que vivemos o evangelho propriamente dito! Façamos o que Cristo fez, porque nos foi mandado seguir seus passos e nos foi dado o poder de fazer o que Ele fez e muito mais. E o que nos falta? Nos falta descer, enxergar, e parar o tempo de forjar este cristianismo de superfície... É tempo de viver o Evangelho do Senhor e Deus acredita em você... O mal investe em nos desviar do verdadeiro poder do evangelho, o evangelho puro, natural que se derrama do altar em nossas mãos, mas tão pouco fica em nós. Este tempo, este século nos cega, nos faz incrédulos, homens de pouca fé, cremos em nossas próprias forças e não nos erguemos como povo eleito, como astros, amando uns aos outros em meio às trevas para que saibam que somos os filhos de Deus.... A cultura de Deus quer reinar em você, para reinar em toda sociedade, esta cultura é a única que terá a capacidade e as condições necessárias para libertar, protagonizar, empoderar, promover o resgate de famílias, criar o direito de toda criança ser um sujeito que possui seus próprios anseios/sonhos e deve ter o poder de voz em todos os espaços de sua vida; a cultura de Deus respeita e acredita na juventude, investe em comunidades, esta é a cultura para este século! Disse Jesus: VENHA A NÓS O TEU REINO, ou seja venha a nós, a Terra, o Reino/a sociedade de Deus, a cultura e a proposta de Deus para redenção final desta mundo. E você, o que pensa que está fazendo? E a sua igreja, o que vai fazer? Erga-se Filho, quero te usar e o meu Plano para este século entregar! Erga-se, pois o novo tempo chegou e você é a pedra principal de edificação da Igreja em toda sociedade. Deus quer a todos, pois usará a Igreja para disseminar o seu Reino, o seu modelo de sociedade, o único modelo capaz de salvar a humanidade, e a salvação que Deus deseja que compreendamos é a salvação Integral. Só há um caminho e o caminho é Jesus, isto implica numa profundidade de planos em torno da sociedade para que a mesma venha a entender como é este caminho segundo a perspectiva do criador.”
Por Samilly Marques
Projeto Acontecer- Missões Urbanas
terça-feira, 9 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Começa hoje o RECICLE - Plantando novas mudas!
Logo mais à noite, a partir das 19h30, haverá o espetáculo cultural de abertura do nosso congresso da juventude! A entrada é franca, convide seus amigos! É imperdível!
E, se você ainda não se inscreveu para participar no sábado, ainda dá tempo: preencha o formulário aqui mesmo no blog e efetue o pagamento na hora!
Não perca, pois é tempo de plantarmos novas mudas!
E, se você ainda não se inscreveu para participar no sábado, ainda dá tempo: preencha o formulário aqui mesmo no blog e efetue o pagamento na hora!
Não perca, pois é tempo de plantarmos novas mudas!
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Inscrição: faça já a sua!
Clique aqui para preencher formulário de inscrição, após o pagamento!
Você pode efetuar depósito bancário em uma das contas a seguir, no valor de R$ 20,00.
Banco Itaú
Agência: 8274
C/C: 04971-0
Ou:
Caixa Econômica Federal
Ag 0867
Conta POUPANÇA: 00201624-5
Em nome de: Plínio Marcos do Vale Rodrigues.
Estaremos com stands de inscrições na Catedral da Trindade após os cultos deste próximo domingo e no culto da noite na Catedral da Reconciliação. Inscreva-se já!
Você pode efetuar depósito bancário em uma das contas a seguir, no valor de R$ 20,00.
Banco Itaú
Agência: 8274
C/C: 04971-0
Ou:
Caixa Econômica Federal
Ag 0867
Conta POUPANÇA: 00201624-5
Em nome de: Plínio Marcos do Vale Rodrigues.
Estaremos com stands de inscrições na Catedral da Trindade após os cultos deste próximo domingo e no culto da noite na Catedral da Reconciliação. Inscreva-se já!
Local do Recicle - Como chegar
Veja abaixo como chegar à Igreja Episcopal Carismática, Catedral da Reconciliação. Rua Alfredo Marcondes, 488, Imbiribeira, Recife - PE.
Opção 1: De carro, seguindo pela Av. Domingos Ferreira, em Boa Viagem, entrar à direita na rua Antônio Falcão (Carrefour); passar o canal, continuar em frente. Após a construção do LE PARK, entrar na rua a esquerda de um posto de Gasolina BR. Depois, pegar primeira à direita e e primeira a esquerda que sairá em frente à igreja. Vide mapa.
Opção 2: De ônibus saindo do SHOPPING RECIFE: RESIDÊNCIAL BOA VIAGEM (Subúrbio). Pedir parada logo após o posto BR. Este ônibus também passa na Dantas Barreto (Centro).
Opção 3: De ônibus saindo o AEROPORTO: QG AEROPORTO. Pára na rua da igreja!
Opção 4: De metrô, descendo na estação ANTONIO FALCÃO.
Opção 1: De carro, seguindo pela Av. Domingos Ferreira, em Boa Viagem, entrar à direita na rua Antônio Falcão (Carrefour); passar o canal, continuar em frente. Após a construção do LE PARK, entrar na rua a esquerda de um posto de Gasolina BR. Depois, pegar primeira à direita e e primeira a esquerda que sairá em frente à igreja. Vide mapa.
Opção 2: De ônibus saindo do SHOPPING RECIFE: RESIDÊNCIAL BOA VIAGEM (Subúrbio). Pedir parada logo após o posto BR. Este ônibus também passa na Dantas Barreto (Centro).
Opção 3: De ônibus saindo o AEROPORTO: QG AEROPORTO. Pára na rua da igreja!
Opção 4: De metrô, descendo na estação ANTONIO FALCÃO.
Últimos dias para inscrição no RECICLE- Plantando novas mudas!
Está chegando! E você, já se inscreveu? Não deixe pra última hora!
Faça seu depósito bancário e preencha o formulário de inscrição, ou procure os stands de inscrições neste domingo, 31/10, nos cultos da Trindade e no culto da noite na Catedral da Reconciliação, em Boa Viagem.
Recicle- Plantando novas mudas traz como proposta neste ano uma discussão sobre a missão integral da igreja de Cristo. Vamos plantar novas mudas ao olharmos as missões urbanas e transculturais sob esta perspectiva. Questões como responsabilidade social, sustentabilidade, juventude e participação política também serão abordados durante as oficinas. Vamos reciclar nossos conceitos e refletir sobre como nós, jovens cristãos, podemos ser agentes de transformação no mundo de hoje.
Na abertura do evento, dia 05/11 a noite, teremos um espetáculo cultural imperdível e a entrada é franca! Convide seus amigos!
Até lá!
Conselho da Juventude da Trindade
Faça seu depósito bancário e preencha o formulário de inscrição, ou procure os stands de inscrições neste domingo, 31/10, nos cultos da Trindade e no culto da noite na Catedral da Reconciliação, em Boa Viagem.
Recicle- Plantando novas mudas traz como proposta neste ano uma discussão sobre a missão integral da igreja de Cristo. Vamos plantar novas mudas ao olharmos as missões urbanas e transculturais sob esta perspectiva. Questões como responsabilidade social, sustentabilidade, juventude e participação política também serão abordados durante as oficinas. Vamos reciclar nossos conceitos e refletir sobre como nós, jovens cristãos, podemos ser agentes de transformação no mundo de hoje.
Na abertura do evento, dia 05/11 a noite, teremos um espetáculo cultural imperdível e a entrada é franca! Convide seus amigos!
Até lá!
Conselho da Juventude da Trindade
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Não fique de fora desta!
LOCAL: Igreja Episcopal Carismática, Catedral da Reconciliação. Rua Alfredo Marcondes, 488, Boa Viagem, Recife - PE.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Como se inscrever?
Através de depósito bancário em uma das contas a seguir, no valor de R$ 20,00.
Banco Itaú (341)
Agência: 8274
C/C: 04971-0
Ou:
Caixa Econômica Federal
Ag 0867
Conta POUPANÇA: 00201624-5
Em nome de: Plínio Marcos do Vale Rodrigues.
Em seguida, preencha o formulário abaixo.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - PREENCHER APÓS DEPÓSITO
Não deixe para última hora! VAGAS LIMITADAS!
Banco Itaú (341)
Agência: 8274
C/C: 04971-0
Ou:
Caixa Econômica Federal
Ag 0867
Conta POUPANÇA: 00201624-5
Em nome de: Plínio Marcos do Vale Rodrigues.
Em seguida, preencha o formulário abaixo.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - PREENCHER APÓS DEPÓSITO
Não deixe para última hora! VAGAS LIMITADAS!
domingo, 15 de agosto de 2010
Programação Recicle- Plantando novas mudas.
5 de novembro (sexta-feira)
18h45 Recepção e CREDENCIAMENTO
19h30 Abertura – Palavras de boas vindas
20h00 Apresentação cultural: Espetáculo de abertura, com os grupos de arte da juventude da Catedral da Trindade
21h30 Encerramento
6 de novembro (sábado)
8h30 Louvor
9h20 Devocional com Pra Simea Meldrum.
9h50 Plenária I – A integralidade da missão da igreja. Com Maurício Cunha -Visão Mundial
10h40 Intervalo
11h00 Oficinas (4)
- Desenvolvimento comunitário. Com Maurício Cunha (Visão mundial)
- Juventude e participação política (Direitos e Oportunidades). Com Silvino Neto (CEO - CIDADE EVANGÉLICA DOS ÓRFÃOS)
- Comunidades cristãs e a questão socioambiental. Case: Aterro sanitário de Aguazinha, Olinda PE. Com a Pra. Siméa Meldrum.
- Atuando em rede e potencializando esforços. Com Rosália Pereira/Samilly Marques (REDE MÃOS QUE AJUDAM).
12h30 Intervalo para o almoço
14h00 Apresentação cultural: HGO – HIP HOP GOSPEL ORGANIZADO
14h30 Plenária II: A integralidade das missões urbanas. Com o Pr. Daniel Oliveira (ARCA)
15h15 Apresentação cultural
15h30 Plenária III: A integralidade das Missões transculturais. Com o missionário transcultural Flávio Silva.
16h15 Intervalo
16h45 Oficinas (4)
- Saindo de Jerusalem: Levando as Boas Novas até os menos evangelizados.Com o missionário transcultural Flávio Silva.
- Transformação das sociedades vítimas de catástrofes através do socorro emergencial e desenvolvimento comunitário. Case Palmares – PE. Com Pr. Josenildo Virgulino (AMAI - Ação Missionária para Áreas Inóspitas).
- O Poder da Juventude: Missões urbanas, Responsabilidade social, Ocupação de Espaços públicos. Com Samilly Marques (Projeto Acontecer)
- Preparando jovens para uma missão: Alcançar a todos - Com Luciana Tsukayama (JOCUM PE)
18h15 Intervalo para o jantar
19h30 Apresentação cultural: SAL DA TERRA
20h00 Plenária IV: Case: SAL DA TERRA e seus projetos no sertão Pernambucano.
20h20 Se liga na missão!!! Debate.
21h40 Conclusões e encerramento
18h45 Recepção e CREDENCIAMENTO
19h30 Abertura – Palavras de boas vindas
20h00 Apresentação cultural: Espetáculo de abertura, com os grupos de arte da juventude da Catedral da Trindade
21h30 Encerramento
6 de novembro (sábado)
8h30 Louvor
9h20 Devocional com Pra Simea Meldrum.
9h50 Plenária I – A integralidade da missão da igreja. Com Maurício Cunha -Visão Mundial
10h40 Intervalo
11h00 Oficinas (4)
- Desenvolvimento comunitário. Com Maurício Cunha (Visão mundial)
- Juventude e participação política (Direitos e Oportunidades). Com Silvino Neto (CEO - CIDADE EVANGÉLICA DOS ÓRFÃOS)
- Comunidades cristãs e a questão socioambiental. Case: Aterro sanitário de Aguazinha, Olinda PE. Com a Pra. Siméa Meldrum.
- Atuando em rede e potencializando esforços. Com Rosália Pereira/Samilly Marques (REDE MÃOS QUE AJUDAM).
12h30 Intervalo para o almoço
14h00 Apresentação cultural: HGO – HIP HOP GOSPEL ORGANIZADO
14h30 Plenária II: A integralidade das missões urbanas. Com o Pr. Daniel Oliveira (ARCA)
15h15 Apresentação cultural
15h30 Plenária III: A integralidade das Missões transculturais. Com o missionário transcultural Flávio Silva.
16h15 Intervalo
16h45 Oficinas (4)
- Saindo de Jerusalem: Levando as Boas Novas até os menos evangelizados.Com o missionário transcultural Flávio Silva.
- Transformação das sociedades vítimas de catástrofes através do socorro emergencial e desenvolvimento comunitário. Case Palmares – PE. Com Pr. Josenildo Virgulino (AMAI - Ação Missionária para Áreas Inóspitas).
- O Poder da Juventude: Missões urbanas, Responsabilidade social, Ocupação de Espaços públicos. Com Samilly Marques (Projeto Acontecer)
- Preparando jovens para uma missão: Alcançar a todos - Com Luciana Tsukayama (JOCUM PE)
18h15 Intervalo para o jantar
19h30 Apresentação cultural: SAL DA TERRA
20h00 Plenária IV: Case: SAL DA TERRA e seus projetos no sertão Pernambucano.
20h20 Se liga na missão!!! Debate.
21h40 Conclusões e encerramento
domingo, 18 de julho de 2010
Missão Integral - Por Maurício J. S. Cunha
Uma igreja relevante: empoderadora de vocações para a transformação social
Entendo uma igreja relevante como uma grande empoderadora de vocações para a obra de transformação integral. Se pensamos em reforma social, especialmente em uma sociedade complexa como a nossa, precisamos compreender as diversas esferas da vida social, ou as diferentes “áreas de influência”: economia, direito, política, arte, ciência, família, educação, etc. Não há uma só destas áreas de expressão comunitária sobre a qual Cristo não deva governar e o seu Reino não deva ser estabelecido. Cada esfera, como sendo criada e estabelecida por Deus, tem princípios da cosmovisão cristã que podem ser aplicados. Esta é a ação redentora de Deus e da sua Noiva: a aplicação da Verdade em todas as áreas da vida.
Não há uma área que seja “neutra”, ou para a qual a Verdade revelada de Deus não tenha nada a dizer. Compreender isso é fundamental para encontrar a nossa própria vocação e andar nela, e para que possamos ser cooperadores de Deus na obra de redenção de todas as coisas.
À luz disso, concluímos que, se queremos ser relevantes, precisamos de, por exemplo, educadores que reflitam a cosmovisão cristã na área da educação: seus princípios eternos aplicados na formação dos seres humanos. Da mesma forma, políticos, artistas, cientistas, pais e mães, etc., devem pensar o que significa a aplicação da visão cristã de mundo nas suas respectivas áreas de vocação.
A igreja é um celeiro e uma grande depositária de vocações, talentos, recursos e potenciais, e nesse sentido, o papel da liderança deve ser o de orientar os membros para o serviço à sociedade, refletindo o nosso chamado como sal e luz. Há ainda muito a avançarmos nesta consciência e na formação de uma estrutura mínima que nos fortaleça e apoie as lideranças. Nesta difícil tarefa, acredito que será necessária a formação de pastorais específicas, para diferentes esferas de influência. Além disso, diferentes grupos, ministérios, denominações e igrejas precisarão associar-se em redes e alianças, do contrário não conseguirão adquirir uma relevância em seu contexto. Dada a complexidade da realidade social de hoje, os líderes deverão, cada vez mais, recorrer a ministérios-referência em diversas áreas, sendo orientadores da formação dos seus liderados. Líderes seguros, maduros e sinceramente preocupados com e relevância das congregações que lideram e com a sinalização do Reino atuarão como facilitadores para o desenvolvimento de vocações. Ministérios de excelência na área de família, artes, educação, formação política, organização comunitária, meio-ambiente, gênero, etnia, saúde, prevenção à violência, recuperação, apoio emocional e aconselhamento, etc., deverão continuar se estabelecendo como estruturas de sodalício a fim de apoiarem as igrejas locais em sua Missão.
Conclusão
A Igreja é o único organismo capaz de ministrar às necessidades integrais do homem.
Essa afirmação é de suma importância e crucial para entendermos a real dimensão da nossa responsabilidade. O chamado ao serviço comunitário, ao exercício intencional da influência sobre as diferentes esferas da vida social está no âmago da mensagem cristã. Como eclesia, ou seja, “uma assembleia de santos voltados para fora”, precisamos recuperar a nossa vocação histórica de agentes de transformação e esperança. Nosso destino é sermos relevantes.
Neste caso, uma relevância interna não é suficiente. Espelhando-nos em Jesus, devemos procurar o testemunho externo ao grupo, grande legitimador da nossa mensagem profética de redenção. Partindo de uma forte vida devocional que emerge dos templos e dos quartos secretos com portas fechadas nas nossas casas, o testemunho social da igreja deve invadir as feiras e praças da cidade, o ambiente de trabalho, a escola, a empresa, a universidade. A fé cristã não cabe entre quatro paredes.
Neste agir transformador, e igreja vai revelando a peculiaridade da sua intervenção, que vai muito além dos modismos, das estatísticas ou do que é politicamente correto. É a manifestação contextualizada da Verdade refletindo quem Deus é: no serviço, na proclamação, na compaixão, na coragem, no amor.
Da mesma forma, nenhum outro movimento pode ter a capilaridade da igreja: estamos em quase todas as comunidades do país! Este potencial de alavancagem para a transformação social não pode ser desperdiçado. É na comunidade que a fé acontece e assume os seus contornos. É na comunidade que se acendem as candeias.
Isso é o que ansiamos: cada igreja, cada cristão como um agente de transformação da sua própria comunidade.
Fonte: http://ultimato.com.br/blogs/paralelo10/2009/11/igreja-relevante-parte-final/
Entendo uma igreja relevante como uma grande empoderadora de vocações para a obra de transformação integral. Se pensamos em reforma social, especialmente em uma sociedade complexa como a nossa, precisamos compreender as diversas esferas da vida social, ou as diferentes “áreas de influência”: economia, direito, política, arte, ciência, família, educação, etc. Não há uma só destas áreas de expressão comunitária sobre a qual Cristo não deva governar e o seu Reino não deva ser estabelecido. Cada esfera, como sendo criada e estabelecida por Deus, tem princípios da cosmovisão cristã que podem ser aplicados. Esta é a ação redentora de Deus e da sua Noiva: a aplicação da Verdade em todas as áreas da vida.
Não há uma área que seja “neutra”, ou para a qual a Verdade revelada de Deus não tenha nada a dizer. Compreender isso é fundamental para encontrar a nossa própria vocação e andar nela, e para que possamos ser cooperadores de Deus na obra de redenção de todas as coisas.
À luz disso, concluímos que, se queremos ser relevantes, precisamos de, por exemplo, educadores que reflitam a cosmovisão cristã na área da educação: seus princípios eternos aplicados na formação dos seres humanos. Da mesma forma, políticos, artistas, cientistas, pais e mães, etc., devem pensar o que significa a aplicação da visão cristã de mundo nas suas respectivas áreas de vocação.
A igreja é um celeiro e uma grande depositária de vocações, talentos, recursos e potenciais, e nesse sentido, o papel da liderança deve ser o de orientar os membros para o serviço à sociedade, refletindo o nosso chamado como sal e luz. Há ainda muito a avançarmos nesta consciência e na formação de uma estrutura mínima que nos fortaleça e apoie as lideranças. Nesta difícil tarefa, acredito que será necessária a formação de pastorais específicas, para diferentes esferas de influência. Além disso, diferentes grupos, ministérios, denominações e igrejas precisarão associar-se em redes e alianças, do contrário não conseguirão adquirir uma relevância em seu contexto. Dada a complexidade da realidade social de hoje, os líderes deverão, cada vez mais, recorrer a ministérios-referência em diversas áreas, sendo orientadores da formação dos seus liderados. Líderes seguros, maduros e sinceramente preocupados com e relevância das congregações que lideram e com a sinalização do Reino atuarão como facilitadores para o desenvolvimento de vocações. Ministérios de excelência na área de família, artes, educação, formação política, organização comunitária, meio-ambiente, gênero, etnia, saúde, prevenção à violência, recuperação, apoio emocional e aconselhamento, etc., deverão continuar se estabelecendo como estruturas de sodalício a fim de apoiarem as igrejas locais em sua Missão.
Conclusão
A Igreja é o único organismo capaz de ministrar às necessidades integrais do homem.
Essa afirmação é de suma importância e crucial para entendermos a real dimensão da nossa responsabilidade. O chamado ao serviço comunitário, ao exercício intencional da influência sobre as diferentes esferas da vida social está no âmago da mensagem cristã. Como eclesia, ou seja, “uma assembleia de santos voltados para fora”, precisamos recuperar a nossa vocação histórica de agentes de transformação e esperança. Nosso destino é sermos relevantes.
Neste caso, uma relevância interna não é suficiente. Espelhando-nos em Jesus, devemos procurar o testemunho externo ao grupo, grande legitimador da nossa mensagem profética de redenção. Partindo de uma forte vida devocional que emerge dos templos e dos quartos secretos com portas fechadas nas nossas casas, o testemunho social da igreja deve invadir as feiras e praças da cidade, o ambiente de trabalho, a escola, a empresa, a universidade. A fé cristã não cabe entre quatro paredes.
Neste agir transformador, e igreja vai revelando a peculiaridade da sua intervenção, que vai muito além dos modismos, das estatísticas ou do que é politicamente correto. É a manifestação contextualizada da Verdade refletindo quem Deus é: no serviço, na proclamação, na compaixão, na coragem, no amor.
Da mesma forma, nenhum outro movimento pode ter a capilaridade da igreja: estamos em quase todas as comunidades do país! Este potencial de alavancagem para a transformação social não pode ser desperdiçado. É na comunidade que a fé acontece e assume os seus contornos. É na comunidade que se acendem as candeias.
Isso é o que ansiamos: cada igreja, cada cristão como um agente de transformação da sua própria comunidade.
Fonte: http://ultimato.com.br/blogs/paralelo10/2009/11/igreja-relevante-parte-final/
Palestrates do Recicle! 2010: Juventude e missão integral
Confira os palestrantes confirmados:
Maurício Cunha - Visão Mundial
Pr. Daniel Oliveira (Caveira)- ARCA (Ação de Rua e Cultura Alternativa)
Pra. Simea Meldrum
Marcos Fernandes - Sal da Terra
Flávio Silva - Missionário transcultural
Pr. Josenildo Lima - AMAI ( Avanço Missionário em Áreas Inóspitas)
Silvino Neto - CEO (Cidade Evangélica dos Órfãos)
Samilly Marques - REDE MÃOS QUE AJUDAM/PROJETO ACONTECER
Inscrições em breve!
Maurício Cunha - Visão Mundial
Pr. Daniel Oliveira (Caveira)- ARCA (Ação de Rua e Cultura Alternativa)
Pra. Simea Meldrum
Marcos Fernandes - Sal da Terra
Flávio Silva - Missionário transcultural
Pr. Josenildo Lima - AMAI ( Avanço Missionário em Áreas Inóspitas)
Silvino Neto - CEO (Cidade Evangélica dos Órfãos)
Samilly Marques - REDE MÃOS QUE AJUDAM/PROJETO ACONTECER
Inscrições em breve!
Assinar:
Postagens (Atom)